A Diocese de Barretos iniciará uma nova etapa de formação musical em sua história com a expansão da Escola de Música Paráclito para a Região Pastoral de Olímpia. A partir do dia 10 de julho, músicos e cantores das paróquias de Olímpia, Cajobi, Embaúba, Guaraci e Severínia se reunirão para aprofundar seus conhecimentos musicais e litúrgicos. Atualmente, a escola atua na Região Pastoral de Barretos.
A Escola de Música é iniciativa do Bispado de Barretos, que surge do desejo de Dom Milton de aprimorar a prática de música litúrgica em toda a Igreja particular de Barretos. A escola de música oferece conteúdo técnico pragmático e conteúdo litúrgico estabelecido a partir de documentos oficiais e normas litúrgicas, para capacitar músicos instrumentistas e cantores amadores para o ofício de música litúrgica nas comunidades, aprimorando suas habilidades por meio de aulas teóricas e práticas, e também com uma minuciosa supervisão técnica, a fim de adequar a sonoridade musical à santa missa, enfatizando sua mensagem.
A Escola Paráclito é uma parceria da Diocese de Barretos com a Bravíssimo Cultura e Eventos, uma empresa especializada em música que atua desde 2007 na formação, instrução, treinamento e preparação de músicos e cantores profissionais e amadores, com experiência na criação e aplicação de metodologias originais para desenvolvimento de projetos musicais específicos, reconhecida dentro e fora da região pelo sucesso na formação de grupos musicais e na realização de eventos e espetáculos sinfônicos originais. Coordenada pelo maestro e fonoaudiólogo Franco Piérre e pelo pianista Gustavo Manfrim, a Bravíssimo é a responsável pela criação e implementação da metodologia didática da Escola Paráclito e também pela formação do Coral Diocesano.
A cidade de Olímpia tem quatro paróquias, a São João Batista, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, paróquia São José, e a Paróquia São Judas Tadeu e Santo Expedito. Juntam-se a elas, na formação da Região Pastoral Olímpia, as paróquias Senhor Bom Jesus de Guaraci, São José de Severínia, Nossa Senhora da Abadia de Cajobi e Nossa Senhora Aparecida de Embaúba, que agora formará o novo polo da Escola Paráclito.
A escola oferece como programa os pilares e a estética da música litúrgica, introdução à teoria musical, formação em teclado litúrgico, técnicas para o canto litúrgico, análise de repertório, assistência técnica com a sonoplastia na Santa Missa e a formação do coral diocesano para missa festiva.
A metodologia da Escola Paráclito é desenvolvida especificamente para o projeto, desde a parte teórica, até toda a edição de repertório, adaptada à realidade da comunidade, focando no efetivo aprimoramento técnico dos músicos e cantores, bem como ampliando seu conhecimento sobre as práticas litúrgicas e até mesmo de repertório, através de aulas práticas e teóricas em cursos regulares e oficinas temáticas, além do acompanhamento e de assistência técnica às práticas dos músicos e cantores em suas paróquias.
As atividades ocorrerão uma vez ao mês na paróquia São João Batista de Olímpia.




