No último final de semana, (20 e 21), a Cidade de Maria, em Barretos, foi o local de um significativo encontro diocesano de formação para os agentes da Pastoral Familiar, com o tema: “Pastoral Familiar, a pastoral de todos”. O encontro contou com a assessoria do Padre Fernando Francisco, Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar do Regional Sul 1 da CNBB, que conduziu momentos de reflexão e formação com profundidade e entusiasmo. Cerca de 70 pessoas participaram, representando diversas paróquias da Diocese, num verdadeiro testemunho de comunhão e compromisso com a missão pastoral.
As atividades foram marcadas por palestras, partilhas e dinâmicas que buscaram fortalecer a unidade, o espírito de serviço e a espiritualidade dos agentes da Pastoral Familiar. O tema central destacou a importância de fazer da Pastoral uma ação inclusiva e acolhedora, que atinja todas as famílias, em suas diferentes realidades e desafios.
Dom Milton esteve presente no encontro ressaltando “a disponibilidade e presença do Padre Fernando em nossa Diocese, trazendo para nossa Pastoral Familiar todo o seu conhecimento e experiência sobre as questões que envolvem as Famílias, principalmente mostrando e direcionando seus agentes para as inúmeras possibilidades e frentes de atuação que a Pastoral Familiar pode realizar junto a elas. Como costumo ressaltar, se há uma causa urgente pela qual devemos dedicar nossas forças e direcionar nossa ação, esta causa é a família”.
Além dos momentos de formação, o encontro também proporcionou instantes de oração e convivência fraterna, reforçando o propósito de que a evangelização das famílias deve ser um esforço conjunto, vivido com amor e dedicação.
O casal diocesano da Pastoral Familiar, Claudia e Paulo ressaltaram que “de maneira profunda, clara, didática, fundamentada, humana, desafiadora e motivadora, Padre Fernando transmitiu a todos nós ricos ensinamentos não só sobre o importantíssimo papel da Pastoral Familiar na Igreja e no mundo, mas também como sermos uma Pastoral com pessoas e famílias sensíveis, atentas, acolhedoras e principalmente presentes nas realidades que diariamente caminham conosco”.
A Pastoral Familiar, como “pastoral de todos”, segue firme no compromisso de ser ponte de acolhida, unidade e esperança para as famílias da Diocese, especialmente nesses novos tempos de evangelização. É a Diocese de Barretos, de mãos dadas com as Famílias!




