Receba todas as atualizações

Notícias da Diocese

Dom Milton se encontrou com o Papa Leão XIV

Notícias

Blog Diocesano

Dom Milton se encontrou com o Papa Leão XIV

Na manhã desta quarta-feira (08), Dom Milton Kenan Júnior, Bispo de Barretos participou da Audiência Geral com o Papa Leão XIV, na praça de São Pedro no Vaticano, onde o Santo Padre levou a refletir sobre um aspecto surpreendente da Ressurreição de Cristo: a sua humildade. Às quartas-feiras, o Santo Padre tem retomado o ciclo de catequeses jubilares, sobre o tema “Jesus Cristo, nossa esperança”, iniciadas pelo Papa Francisco.

O Papa em sua catequese afirmou que “a Ressurreição não é um golpe de teatro, é uma transformação silenciosa que enche de sentido cada gesto humano. Jesus ressuscitado come uma porção de peixe diante dos seus discípulos: não é um detalhe marginal, é a confirmação de que o nosso corpo, a nossa história, as nossas relações não são um embrulho a descartar. Estão destinados à plenitude da vida. Ressuscitar não significa tornar-se espírito evanescente, mas entrar numa comunhão mais profunda com Deus e com os irmãos, numa humanidade transfigurada pelo amor”.

A Ressurreição não subtrai a vida ao tempo e ao esforço, mas transforma o seu sentido e “sabor”. Cada gesto feito com gratidão e na comunhão antecipa o Reino de Deus, afirmou o Santo Padre. “No entanto, existe um obstáculo que muitas vezes nos impede de reconhecer esta presença de Cristo na vida diária: a pretensão de que a alegria deve ser desprovida de feridas. Os discípulos de Emaús caminham tristes porque esperam outro final, um Messias que não conhecesse a cruz. Não obstante, tenham ouvido dizer que o sepulcro está vazio, não conseguem sorrir. Mas Jesus põe-se ao lado deles, ajudando-os pacientemente a compreender que a dor não é a negação da promessa, mas o caminho ao longo do qual Deus manifestou a medida do seu amor”.

Para o Papa, “o Ressuscitado só quer manifestar a sua presença, tornar-se nosso companheiro de caminho e acender em nós a certeza de que a sua vida é mais forte do que qualquer morte. Então, peçamos a graça de reconhecer a sua presença humilde e discreta, de não pretender uma vida sem provações, de descobrir que cada dor, se for habitada pelo amor, pode tornar-se lugar de comunhão”.

Ao final da audiência, o Santo Padre saudou os bispos presentes, dentre eles, Dom Milton. O Bispo afirmou que teve a “oportunidade de me encontrar rapidamente com o Papa Leão, na Praça São Pedro, durante a audiência geral, e nos minutos breves que eu tive com ele, eu o cumprimentei pela sua nomeação em meu nome e em nome da nossa Diocese de Barretos, e eu pedi a sua bênção para todos nós. Ele escutou-me com muita atenção, com muita serenidade, e demonstrou a sua alegria por estarmos unidos a ele no seu início de pontificado”

A audiência do Papa pode ser vista na íntegra no vídeo a baixo, e a saudação de Dom Milton ao final da celebração (1:25:00).

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!