Prezados irmãos e irmãs,
No dia quatro de outubro último, o Papa Leão XIV publicou a Exortação Apostólica “Dilexi Te” (“Eu te amei”) sobre o amor para com os pobres.
Acolhendo o desejo do Papa Francisco que desejava publicar esta exortação, dando continuidade à Encíclica “Dilexit nos” (“Amou-nos”) em 24 de Outubro de 2024, o Papa Leão fazendo alguns acréscimos torna público este documento em que nos fala do lugar dos pobres na Igreja.
Nesta exortação o Papa quer recordar à Igreja a importância que deve ser dada aos pobres. Levando em conta a condição de pobreza de Jesus, e o testemunho desde a época dos apóstolos do lugar privilegiado dos pobres na Igreja, como também o ensinamento dos Padres da Igreja, Leão quer nos fazer compreender que “a caridade [para com os pobres] não é uma via opcional, mas o critério do verdadeiro culto” (n. 21).
Na Tradição da Igreja, particularmente graças ao testemunho dos santos e santas, a Igreja testemunha o seu compromisso com os pobres. O Papa elenca vários testemunhos de santos que se identificaram com os pobres e, além disso, tornaram-se pobres com os pobres, para testemunhar ao mundo o amor de Deus.
Leão escreve: “A santidade cristã floresce, com frequência, nos lugares mais esquecidos e feridos da humanidade. Os mais pobres entre os pobres – que não apenas carecem de bens, mas também de voz e do reconhecimento da sua dignidade – ocupam um lugar especial no coração de Deus. São os preferidos do Evangelho, os herdeiros do Reino (Cf. Lc 6,20). ´E neles que Cristo continua a sofrer e a ressuscitar. É neles que a Igreja reencontra o chamamento a mostra a sua realidade mais autêntica” (n. 76).
Referindo-se a Santa Dulce dos Pobres também chamada “o Anjo bom da Bahia”, o Papa afirma: “Irmã Dulce enfrentou a precariedade com criatividade, os obstáculos com ternura, a carência com fé inabalável. Começou acolhendo os doentes em um galinheiro, e dali fundo uma das maiores obras sociais do país. Atendia milhares de pessoas por dia, sem jamais perder a doçura. Fez-se pobre com os pobres por amor ao sumamente Pobre. Vivia com pouco, rezava com fervor e servia com a alegria. A sua fé na a retirava do mundo, mas lançava-a ainda mais profundamente nas dores dos últimos” (n. 78).
Hoje, mais do que nunca, os pobres nos interpelam, justamente por vivermos num mundo onde “torna-se normal ignorar os pobres e viver como se eles não existissem” (n. 93). A marginalização dos pobres assume hoje novas fisionomias: eles não só são excluídos, mas para muitos eles são cancelados, tornaram-se invisíveis.
Neste mês celebramos o Dia Mundial dos Pobres, no 33º Domingo do Tempo Comum, que neste ocorre no dia 16 de novembro próximo. Na sua mensagem para este dia, o Papa Leão XIV diz: “Os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho. Por isso, o Dia Mundial dos Pobres pretende recordar às nossas comunidades que os pobres estão no centro de toda a ação pastoral. Não só na sua dimensão caritativa, mas igualmente naquilo que a Igreja celebra e anuncia. Através das suas vozes, das suas histórias, dos seus rostos, Deus assumiu a sua pobreza para nos tornar ricos. Todas as formas de pobreza, sem excluir nenhuma, são um apelo a viver concretamente o Evangelho e a oferecer sinais eficazes de esperança”.
Oxalá possamos acolher as palavras do Papa Leão XIV que nos recorda a necessidade de oferecer aos pobres o nosso testemunho de solidariedade, tornando-nos assim testemunhas credíveis do Evangelho.
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos
AGENDA EPISCOPAL – NOVEMBRO 2025
1 – Missa com crisma na capela Santo Antônio, em Ribeiro dos Santos, às 19h30.
2 – Missa no Cemitério “Jardim das Oliveiras” em Barretos, às 9h.
6 e 7 – Missa com Crismas no Santuário Diocesano de N. Sra. Aparecida, em Olímpia, às 19h30.
8 – Visita Pastoral à Paróquia São João Batista, em Barretos, às 15h.
9 – Santa Missa do Jubileu da Pessoa Idosa e Concentração do Terço dos Homens no Santuário Diocesano de N. Sra. do Rosário, em Barretos, às 9h30.
Encontro Diocesano dos Ministros Ext. da Comunhão Eucarística, em Colina, às 14h.
Santa Missa com crismas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em Guaraci, às 19h.
14 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. Judas e S. Expedito, em Olímpia, às 19h30.
15 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de N. Sra. Aparecida, em Embaúba, às 19h30.
16 – Santa Missa “Dia do Pobre”, na Igreja Matriz de S. Antônio, em Barretos, às 9h.
18 – Encontro Provincial da Pastoral Presbiteral, no Centro Pastoral S. José, em São José do Rio Preto, às 8h30.
Santa Missa com a Liga das Mães de Schoenstatt, na Capela Mãe Rainha, em Barretos, ás 19h30.
19 – Prêmio “Dom Pedro Fré”, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, às 20h.
20 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de Sant´Ana, em Ipuã, as 19h30.
21 – Santa Missa com crismas na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, às 19h30.
22 – Santa Missa com crismas no Santuário de N. Sra. do Rosário, em Barretos, às 16h.
23 – Santa Missa na Igreja Matriz de S. João Batista em ação de graças pela presença dos religiosos dehonianos na Diocese de Barretos, às 9h.
25 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. José, em Olímpia, às 19h30.
26 – REUNIÃO GERAL DO CLERO, na Casa de Encontros “Dom Antonio M. Mucciolo”, na Cidade de Maria, em Barretos, às 9h..
27 – Santa Missa com crismas na capela de Santo Antônio, em Baguaçu, às 19h30.
28 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. José, em Colina, às 19h30.
29 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. Miguel Arcanjo, em Miguelópolis, às 19h30.
30 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. João Batista, em Olímpia, às 10h.
Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de São Gabriel, em Jaborangi, às 19h.



