Prezados irmãos e irmãs em Cristo,
Estamos nos aproximando da celebração do Natal do Senhor que neste ano se reveste de um significado ainda maior, por se tratar da celebração dos dois mil anos do nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo.
O Papa Francisco na Bula “A esperança não decepciona” desejou que a celebração deste jubileu que teve início no Natal de 2024 e deverá encerrar-se no dia 6 de janeiro de 2026 fosse vivido como preparação para esta data, renovando a esperança de toda a Igreja no meio das contradições do mundo e consolações do Espírito.
Celebrar o Natal neste ano é celebrar o nascimento de Jesus que renova nossa esperança e nossa alegria. Junto ao presépio nós nos vemos diante de Deus que assume a nossa natureza humana para percorrer conosco o caminho da história, e nos conduzir ao Reino definitivo, a nossa Pátria eterna.
Se por um lado nós durante o tempo do Advento clamamos: “Maranathá!” (Vem, Senhor!), por outro lado no Natal nós dizemos “Fica conosco, Senhor”. Jesus, o Deus conosco, vem não para uma visita rápida e circunstancial, mas para permanecer conosco, como nosso companheiro até o final dos tempos.
Durante as diversas celebrações jubilares deste ano pudemos ver a alegria de tantos féis que se irmanando foram contagiados pela alegria da presença do Salvador que através da peregrinação da cruz jubilar, nas igrejas jubilares e nas concentrações diocesanas foi manifestando a sua presença salvadora entre nós.
Neste ano tivemos a aprovação ad experimentum do Diretório Diocesano de Catequese e também do Diretório dos Sacramentos da Iniciação Cristã. Tratam-se de dois instrumentos que querem nos ajudar a avançar no caminho evangelizador, permitindo-nos vislumbrar uma nova primavera evangelizadora, e ao mesmo tempo ajudando-nos a compreender a íntima ligação entre catequese e liturgia.
Tendo em vista a importância de crescermos na fé, considerando que neste ano com a visita do Papa Leão XIV à Turquia a Igreja quis juntamente com os nossos irmãos do Oriente celebrar os 1700 anos do Concilio de Nicéia (325) quando foi declarada a fé em Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, promulgo para a Diocese de Barretos, a celebração do ANO DA FÉ, entre os dias 4 de janeiro (Epifania do Senhor) e 22 de novembro de 2026 (Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do universo).
Nas próximas semanas irei publicar o texto com as orientações e as iniciativas que deverão realizar-se em nossas paróquias durante este ano, que terá seu cume na celebração da Vigília Pascal e durante todo o tempo da Páscoa. O ano da fé terá início no dia 4 de janeiro (Epifania do Senhor) e concluir-se-á no dia 22 de novembro de 2026 (Solenidade de Cristo Rei).
Ao celebrar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, o Papa Bento XVI proclamou um ano da fé para toda a Igreja com a Carta Apostólica “Porta fidei” de 11 de outubro de 2011. Na sua esteira crendo que será de grande importância renovar, celebrar e aprofundar ainda mais a fé que recebemos dos Apóstolos deixo aqui o meu apelo para que possamos viver intensamente esta etapa da nossa caminhada eclesial, iluminados também pelo evangelho de Mateus que será proclamado nos domingos
Encerro minha mensagem desejando a todos um abençoado Natal do Senhor e feliz Ano Novo de 2026.
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos
AGENDA EPISCOPAL – DEZEMBRO DE 2025
01 – Confraternização do Clero
03 – Reunião do Conselho Diocesano de Assuntos Econômicos, na Cúria Diocesana, às 9h.
04 – Reunião dos Superiores das Comunidades Religiosas, na Cúria Diocesana, às 16h.
05 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Barretos, às 19h30.
06 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. Benedito, em Barretos, às 19h30
07 – Santa Missa na Concentração da Sociedade S. Vicente de Paulo, em Barretos, às 9h.
08 – Santa Missa pelos 50 anos de sacerdócio do Pe. Salvador Borges, na Igreja Matriz N. Sra. do Carmo, em Colômbia, ás 19h30.
10 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. Benedito, com fiéis da Paróquia N. Sra. Aparecida (Minibasílica), às 19h30.
11 – Santa Missa e Ordenação presbiteral do Diácono Matheus Flávio da Silva, na Igreja Matriz de S. Benedito, às 19h30.
13 – Santa Missa com crismas na Igreja Matriz de S. José, no bairro Vida Nova, em Barretos, às 19h30
24 – Santa Missa da Vigília de Natal, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 20h.
25 – Santa Missa de Natal, na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 19h.
01 de janeiro de 2026 – Santa Missa na Catedral do Divino Espírito Santo, em Barretos, às 19h.



