Receba todas as atualizações

Notícias da Diocese

Atividades da Pastoral Familiar no mês de outubro

Notícias

Blog Diocesano

Atividades da Pastoral Familiar no mês de outubro

Durante o mês de outubro, a Pastoral Familiar da Diocese de Barretos desenvolveu uma série de atividades voltadas ao acolhimento, acompanhamento e evangelização das famílias, em sintonia com a proposta do Mês Missionário e do seu compromisso pastoral.

Entre as iniciativas realizadas, estiveram encontros de preparação e encerramento da Catequese Matrimonial, celebrações do Terço da Sagrada Família e Mariano, Missa do Nascituro, visitas com a Imagem Peregrina da Sagrada Família, encontros paroquiais com famílias, acompanhamento de gestantes, além da Missa das Famílias. Nas atividades do mês participaram as seguintes Paróquias do Bispado – Barretos: São Benedito, Santuário Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio de Pádua, Catedral do Divino Espírito Santo, Bom Jesus, São João Batista e Santa Ana e São Joaquim. Guaraci: Senhor Bom Jesus. Olímpia: São Judas Tadeu e Santo Expedito.

O mês de outubro também marcou a Semana Nacional da Vida, cujo tema deste ano foi “Cuidar de si, do próximo e da casa comum”. Em ação de graças pela semana e pelo Dia do Nascituro, foi celebrada Missa transmitida pela Rede Vida e presidida por Dom Antônio Emídio Vilar, Arcebispo de São José do Rio Preto, com a participação de agentes da Pastoral Familiar das cinco dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Rio Preto: Barretos, Catanduva, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga. A Santa Missa pode ser vista no final desta publicação pelo vídeo disponível na íntegra

Em referência ao Dia do Nascituro, a Pastoral Familiar Nacional reforçou a defesa e o cuidado com a vida humana desde a concepção: “Somos chamados a promover a vida e resistir às pressões que banalizam sua sacralidade. Proclamemos, com coragem e amor, que a vida é um dom precioso de Deus, merecedora de proteção desde seu início até seu fim natural.”

A Pastoral Familiar destacou ainda o chamado de Dom Milton, Bispo Diocesano, a que as comunidades sejam portadoras e construtoras de esperança e testemunhem a proximidade e o cuidado com o próximo em um mundo marcado pela solidão e pela indiferença, em sua última circular pastoral. “Somos, assim, chamados a nos tornar “portadores e construtores de esperança”; e cada comunidade é convocada a se tornar “sinais de nova humanidade” num mundo marcado pela solidão e abandono dos idosos e que tem dificuldade de ajudar quem vive ao nosso lado; que vive na ânsia de eficiência e apego às coisas e às ambições que nos torna fechados em nós próprios e incapazes de nos tornarmos sensíveis ao próximo”.

A Diocese de Barretos segue, de mãos dadas, com as famílias.

A baixo, alguns registros das atividades. Outras fotos podem ser vistas no carrossel de fotografias no Instagram da Diocese. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!