Prezados irmãos e irmãs,
No censo de 2022 chama a atenção o fato de que na nossa região o número de pessoas acima de 60 anos revela-se maior do que a média nacional e estadual. Enquanto no Estado de São Paulo a proporção de pessoas com 65 anos ou mais era de 11,9% em 2022; e no Brasil 15,6%; na região de Barretos a proporção é de 13,3% da população total.
Na estância turística de Barretos, a população era estimada em 2022 de 122.485 pessoas; dentre elas 11.410 pessoas estão com 65 anos ou mais.
Trata-se de um dado relevante que exige de nós enquanto Igreja uma resposta pastoral; sobretudo quando se considera os riscos que estas pessoas estão sujeitas em razão das limitações que são próprias da idade e, também das circunstâncias em que elas vivem.
Hoje, por exemplo, há uma grande dificuldade no serviço de saúde da cidade em oferecer ajuda domiciliar a muitas pessoas idosas que vivem muitas vezes sozinhas, vítimas de vulnerabilidade social que as impossibilita de adotar tratamentos médicos por falta de acompanhantes ou por serem incapazes de identificar os riscos que correm.
Desde 2004 a Igreja do Brasil conta com a Pastoral da Pessoa Idosa. Como escrevia Dom José Antônio Peruzzo na “A Palavra do Pastor” do Guia do Líder da Pastoral da Pessoa idosa, em 2014: “Queremos nos aproximar da pessoa idosa, daqueles idosos mais necessitados, daqueles menos lembrados e menos assistidos, movidos por aquelas inspirações que nos aproximam do Bom Pastor. O Bom pastor amava as ovelhas. Ele as conhecia pelo nome. Ele as chamava. E nós queremos conhecer os nossos idosos, queremos pronunciar seus nomes, queremos nos encantar com eles”.
É importante considerar que a Pastoral da Pessoa Idosa nasceu aos 5 de novembro de 2004, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann, que se destacou no cenário da Igreja do Brasil por criar também a Pastoral da Criança.
A Dra. Zilda dizia que “O segredo de ser sempre jovem, mesmo quando nos anos passam, deixando marcas no corpo, é ter uma causa a que dedicar a vida”.
A Pastoral da Pessoa Idosa se propõe a tornar-se presença na vida de tantas pessoas na idade mais bonita da vida com pequenos gestos que revelam encontro, escuta, conforto, e acima de tudo cuidados preciosos.
Trata-se de repetir o gesto do Bom Samaritano que olhou para aquele que estava abandonado à beira do caminho e encheu-se de compaixão. Não fez como fizeram o sacerdote e o levita que prosseguiram seus caminhos olhando para o lado; mas, ao contrário, com compaixão excedeu-se no cuidado daquele desconhecido, oferecendo-lhes muito mais do que era de se esperar.
O saudoso Papa Francisco na Exortação Evangelii Gaudium dizia: “na doação a vida se fortalece e se enfraquece no comodismo e no isolamento. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar a vida aos demais” (n. 360).
Gostaria imensamente que em nossa Diocese nos sentíssemos sensibilizados para a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa. Em princípio pedi ao Padre Costante Gualdi, presbítero de nossa Diocese que está agregado a Congregação de Jesus Sacerdote, para assumir a assessoria desta pastoral nas paróquias de Barretos.
Contaremos com o apoio do Dr. Edmundo Carvalho Mauad, Diretor do Hospital do Amor que demonstra o interesse em auxiliar o serviço da pastoral da pessoa idosa com atividades multidisciplinares.
No último domingo de julho celebramos o Dia Mundial dos Avós e Idosos. Para esta data, o Papa Leão dirigiu uma mensagem a toda Igreja com o tema: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança” (cf. Eclo. 14,2). Nele o Papa diz: “Cada paróquia, associação ou grupo eclesial é chamado a tornar-se protagonista da “revolução” da gratidão e do cuidado, a realizar-se através de visitas frequentes aos idosos, criando para eles e com eles redes de apoio e oração, tecendo relações que possam dar esperança àqueles que sentem esquecidos”.
Que a Sagrada Família de Nazaré nos estimule a abraçar a Pastoral da Pessoa Idosa com o respeito e o carinho que cada pessoa idosa merece.
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos
AGENDA EPISCOPAL – AGOSTO 2025
2 – Visita Pastoral à Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Barretos
3 – Missa de Abertura da Semana do Folclore, na Igreja Matriz de s. João Batista, em Olímpia, às 10h.
4 – Confraternização do clero, na residência episcopal.
7 – Santa Missa em Ação de Graças pelos 10 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Luiz Fernando Matos do Nascimento, na Igreja Matriz de S. Gabriel, em Jaborandi, às 19h30.
8 – Santa Missa e Instituição no Ministério de Acólito do Seminarista Leonardo Garcia Santana, na Catedral Dioc. Do Divino Espírito Santo, às 19h30.
10 – Santa Missa na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Barretos, às 19h.
15 – Santa Missa em Ação de Graças pelos 10 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Thiago Freitas dos Reis, na Igreja Matriz do Bom Jesus, em Barretos, às 19h30.
18 a 21 – Retiro Espiritual do clero de Lorena
29 a 31- Missão 72, na Paróquia N. Sra. Da Abadia, em Cajobi.
30 – Santa Missa com Crismas, na Igreja Matriz de N. Sra. Do Carmo, em Colômbia, às 19h30.



