Prezados irmãos e irmãs,
“Missionários de esperança entre os povos” é o tema da Mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano que ocorrerá no dia 19 de outubro. Nela, o Papa Francisco diz querer “recordar alguns aspectos relevantes da identidade missionária cristã, para que nos deixemos guiar pelo Espírito de Deus e ardamos de um santo zelo por uma nova estação evangelizadora da Igreja, enviada a reanimar a esperança num mundo sobre o qual pesam sombras tenebrosas”.
Antes de tudo o Papa Francisco nesta mensagem convida-nos a colocar nosso olhar em Cristo “que é o centro da história, o mesmo ontem, hoje e pelos séculos” (Heb 13,8). Cristo é Aquele que nos salva, restituindo-nos a esperança, convidando-nos a colocar nossa esperança em Deus que é sempre fiel às suas promessas.
“Ele ainda hoje se inclina sobre cada pobre, aflito, desesperado e aflito pelo mal, para derramar sobre as suas feridas o óleo da consolação e o vinho da esperança. E, como ele, também nós somos chamados a nos transformar em arautos de esperança.
“Embora tenha de enfrentar, por um lado, perseguições, tribulações e dificuldades e, por outro, as suas próprias imperfeições e quedas devido às fraquezas de cada um dos seus membros, ela é constantemente impelida pelo amor de Cristo a avançar, unida a Ele, neste caminho missionário e a escutar como Ele e com Ele, o grito da humanidade, ou melhor, o gemido de toda a criatura que espera a redenção definitiva”.
Somos, assim, chamados a nos tornar “portadores e construtores de esperança”; e cada comunidade é convocada a se tornar “sinais de nova humanidade” num mundo marcado pela solidão e abandono dos idosos e que tem dificuldade de ajudar quem vive ao nosso lado; que vive na ânsia de eficiência e apego às coisas e às ambições que nos torna fechados em nós próprios e incapazes de nos tornarmos sensíveis ao próximo.
Atentos aos mais pobres e fracos, aos doentes, aos idosos, aos excluídos da sociedade materialista e consumida – apela o Papa – é preciso assumir o estilo de Deus, ou seja, proximidade, compaixão e ternura, cuidando de cada pessoa na situação em que se encontra.
O Mistério Pascal de Cristo que nós fazemos memória todas as vezes que celebramos a Eucaristia nos encoraja a possuir “um olhar sempre repleto de esperança, a partilhar com todos, porque em Cristo acreditamos e sabemos que a morte e o ódio não são as últimas palavras acerca da existência humana”.
“A oração é a primeira ação missionária – nos recorda o Papa – e, ao mesmo tempo, a primeira força da esperança … Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquedo todos os que nos rodeiam também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração”.
Ao finalizar a mensagem ele nos chama atenção a necessidade em nossas comunidades de acompanhar cada batizado no caminho do Evangelho, pois, hoje “a pertença à Igreja nunca é uma realidade adquirida de uma vez para sempre. Por isso, a ação missionária de transmitir e formar a maturidade da fé em Cristo é o paradigma de toda obra da Igreja”.
Enfim, com o olhar voltado para Maria, somos chamados a entregar a ela o desejo “de que a luz da esperança cristã chegue a cada pessoa, como mensagem do amor de Deus dirigida a todos. E que a Igreja seja testemunha fiel deste anúncio em todas as partes do mundo.”
Dom Milton Kenan Júnior
Bispo de Barretos
AGENDA EPISCOPAL – OUTUBRO 2025
14 – Conselho de Presbíteros, na Residência Episcopal, às 9h.
16 – Reunião Ampliada da Província Eclesiástica, em S. José do R. Preto, das 8h30 as 13h
Santa Missa com Crismas na Igreja Matriz de S. Antônio, em Barretos, às 19h30
17 – Ordenação Sacerdotal do Diácono André Marcelino Pena, na Igreja Matriz de S. Antônio, em Barretos, às 19h30
18 – Visita Pastoral à Paróquia Santa Ana e São Joaquim, em Barretos, das 15h às 17h30.
19 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de Santa Ana e São Joaquim, em Barretos, às 9h.
Missa com Crismas na Igreja Matriz de N. Sra. da Abadia, em Cajobi, às 19h.
21 – Missa com Crismas na Igreja Matriz de S. Sebastião, em Guaíra, às 19h.
23 – Reunião da Região Pastoral Olímpia, às 10h.
24 a 26 – Assembleia Eclesial das Igrejas Particulares do Estado de S. Paulo (Regional Sul1 da CNBB), em Itaici.
30 – Reunião da Região Pastoral Colina, às 10h.
31 – Missa com crismas na Igreja Matriz de S. José, em Morro Agudo, às 19h30.



