Na noite da última sexta-feira (17), a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Barretos-SP, acolheu a Ordenação Presbiteral do Diácono André Pena Marcelino. Sob o lema escolhido, “Amar até o fim” (Jo 13,1), a cerimônia reuniu o clero diocesano, padres de outras dioceses, religiosos, seminaristas, familiares e um grande número de fiéis vindos de diversas comunidades da Diocese.
A celebração foi presidida por Dom Milton, Bispo diocesano, que, em sua homilia, destacou a grandeza deste momento para a Igreja: “A ordenação de um presbítero é sempre um momento de grande alegria para a Igreja. Se, por um lado, toda vocação é dom e mistério, é também missão e tarefa. Quando Deus escolhe alguém, é sempre para uma missão. E a missão do presbítero é ser na Igreja a imagem viva de Cristo, o Bom Pastor que dá a sua vida pelo seu rebanho.”
Com palavras que ressoaram profundamente no coração dos presentes, Dom Milton reforçou o chamado ao serviço e à entrega total, características essenciais da missão sacerdotal. “Nós corremos sempre o risco de nos fecharmos em nós mesmos, somos tentados a pensar que sempre temos razão, e, não poucas vezes, somos levados a acreditar que por isso ou por aquilo somos melhores do que os outros. São Paulo nos lembra que somos sempre servos, por amor de Cristo. Nosso ministério não nos coloca sobre os outros, mas a serviço dos irmãos”, afirmou o Bispo.
Dom Milton reforçou ainda que, como padre, “não se contente com o mínimo, nem fique pela metade… até o fim! Mesmo que tenhas que caminhar entre pedras e espinhos, até o fim! Santo Agostinho nos diz que o amor é o peso que nos arrasta. Deixe-se arrastar pelo amor, conduzir por ele. Ele é a garantia de não termos corrido em vão. Se amamos, nada será capaz de frear a nossa corrida. Chegaremos até o fim, assim como Jesus. E no fim, veremos que terá valido amar como Jesus, no fim vislumbraremos o esplendor da ressurreição”.
Pe. André Pena Marcelino, 38 anos, é filho de Jânio Silveira Marcelino e Áurea Aparecida Pena Marcelino, tendo como irmãos Diego e Caio. Nascido em Barretos em 07 de novembro de 1986, recebeu o sacramento do Batismo no dia 15 de fevereiro de 1987, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Barretos. De janeiro de 2013 a julho de 2017, residiu na casa geral da Comunidade Missionária Providência Santíssima-CMPS no município de Mococa, onde cursou filosofia. De 2018 a 2022, residiu na cidade de Brasília-DF, na casa de formação do Instituto Divino Mestre, onde concluiu os estudos teológicos no ISB (Instituto São Boaventura). Além da formação em filosofia e teologia, André é bacharel em Administração Empresarial pela Faculdade Barretos.
Foi ordenado diácono no último dia 21 de março, na Catedral em Barretos, e como diácono, exercia seu ministério na Quase Paróquia São José e São Judas, no bairro Vida Nova, em Barretos. Agora, o Pe. André exerce seu ministério sacerdotal como Vigário paroquial na Paróquia São João Batista em Olímpia- SP, em comunhão com os Padres Hamilton e Matheus, pároco e vigário respectivamente.




