Receba todas as atualizações

Notícias da Diocese

Realizada missa de dedicação da Igreja e unção do altar da Quase Paróquia São José e São Judas em Barretos

Notícias

Blog Diocesano

Realizada missa de dedicação da Igreja e unção do altar da Quase Paróquia São José e São Judas em Barretos

Na noite de quinta-feira (31), memória de Santo Inácio de Loyola, a Quase Paróquia São José e São Judas, localizada no Bairro Vida Nova em Barretos-SP, celebrou um momento importante em sua caminhada, a Missa de Dedicação da Igreja e unção do altar. A cerimônia foi presidida por Dom Milton, Bispo de Barretos, e concelebrada por padres do presbitério, além do Prefeito da Estância Turística de Barretos e vereadores que se fizeram presentes.

A Missa de Dedicação da Igreja é um momento significativo na vida de uma comunidade paroquial, pois marca a consagração do templo como um lugar sagrado onde os fiéis se reúnem para louvar e adorar a Deus. O templo físico é um sinal visível da presença de Cristo no meio de nós, e sua dedicação é um lembrete da importância da comunidade se reunir para celebrar a fé.

Durante a homilia, Dom Milton ressaltou que “a construção de uma igreja é sempre importante. A igreja de pedra, torna visível uma realidade muito maior que é a igreja comunidade, que é a igreja povo de Deus. Ela manifesta este mistério que vivemos, somos membros de um mesmo corpo, fazemos parte de um mesmo povo, somos membros de um corpo que tem como cabeça Cristo. Somos membros de um corpo que segue, e a sua frente vai Cristo. Nossas igrejas nos lembram isso, que todos formamos um povo, e fazendo parte desta construção, nos tornando pedras vivas”.

Ressaltando a grande contribuição de vários homens e mulheres que deram sua vida para esta construção, o Bispo ressaltou que “podemos dizer que aqui é um endereço onde podemos encontrar o Senhor, que fala conosco, que manifesta a sua presença através dos sinais dos Sacramentos, que nos acolhe e perdoa, que une os matrimônios, que fortalece os abatidos. É aqui que tudo isso que vai acontecer. A Igreja de Cristo se constrói não com feitos grandiosos, não com espetáculo, mas é o esforço do dia a dia que nos pede a renunciar tantas coisas, a abraçar outras, a renovar a nossa fé, a sermos perseverantes não nos deixando vencer pelo desânimo e o cansaço, a aceitar os reveses da vida e da história”.

A solene celebração contou com quatro partes: Ritos iniciais com a entrada na igreja, benção da água e aspersão do povo, paredes e altar. A segunda parte foi constituída pela liturgia da Palavra. A terceira parte, da prece de dedicação, deposição das relíquias no altar (Santa Dulce dos Pobres, e São Padre Pio), unção do altar e das paredes da Igreja, além da incensação do altar e da igreja, e a sua iluminação. A quarta e última parte se deu com a liturgia eucarística.

Por ser edifício visível a nova Igreja de São José e São Judas aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus. Todo dia 31 de julho celebrará o aniversário de dedicação da Igreja local.

A Quase Paróquia ainda continua a sua obra, agora do centro catequético e demais manutenção das atividades pastorais. Contribuições podem ser enviadas diretamente a chave PIX da Quase Paróquia: 45.288.404/0028-80, MITRA DIOCESANA DE BARRETOS.

Fotografias: @ josealmeidafotografo

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!